segunda-feira, 25 de agosto de 2008

HOSPITAL FERNANDO FONSECA - DESESPERO DE MÃE

Chamo-me Catarina Pinto, tenho um filho com 15 meses chamado Francisco.
> Desde os primeiros dias de vida tem sido extremamente difícil
> alimenta-lo, rejeita todo o tipo de alimentação, não por reacção
> alérgica mas por não querer.
> Tem sido sempre acompanhado pelo Hospital Fernando Fonseca onde já lhe
> fizeram todo o tipo de exames e não conseguem nenhum tipo de
> diagnostico, já foi
> alimentado por umas sondas mas nem por isso aumentou de peso.Com 15
> meses pesa apenas 6.900 gramas . Peço que alguém que tenha
> conhecimento de algum caso igual ou semelhante que me contacte
> imediatamente para que eu possa saber de que maneira poderei ajudar o
> meu filho.
>
> Muitíssimo Obrigada
> Catarina Pinto
> Tel.: 962439830

sexta-feira, 23 de maio de 2008

METADASAÚDE - SOLIDÁRIO: por favor divulgue esta mensagem

"Obrigada e bem hajam Exmo(a) Senhor(a) Vivo nos arredores de Lisboa e

sou pai de uma menina, agora com 7 anos, que é portadora da doença de

TARGARDT (degeneração da mácula), o que faz com que perca a visão

central), doença essa que é actualmente incurável, mesmo no

estrangeiro. Como não é fácil obter informações a nível nacional,

resta-me a Internet para adquirir um conhecimento mais profundo que me

ajude a lidar com esta doença, pois mesmo em Lisboa a única ajuda que

me foi facultada foi de uma associação (mais concretamente a

Associação de Retinopatias de Portugal), associação essa que também

padece do problema de falta de apoio, pois é uma entidade privada. O

grande objectivo deste mail é tentar arranjar maneira de contactar

pessoalmente, familiares ou amigos dessas pessoas que sofram da mesma

ou semelhante doença, para fazer um rastreio, com um único pensamento:

- Difundir e trocar informações acerca desta doença."



POR FAVOR divulguem esta Mensagem pelos vossos contactos e/ou se tiverem
conhecimento pessoal de um caso semelhante, agradecia que me
contactassem:



mailto:rgoncalves@creditoagricola.pt

MUITO E MUITO OBRIGADO


Rui Gonçalves

Ericeira multada pelo Estado por utilizar óleos reciclados em carros do lixo

27.04.2008 - 17h55 PÚBLICO, com Lusa
A junta de freguesia da Ericeira foi multada em sete mil euros utilizar óleos reciclados para mover os carros do lixo, em vez de comprar combustíveis fósseis, pelo que o Estado se considera lesado. O presidente da junta, citado pela TSF, já garantiu que não vai pagar a multa.


VEJA MAIS DETALHES NO JORNAL 'O PÚBLICO', click AQUI

quarta-feira, 21 de maio de 2008

ESTADO DEIXA ERICEIRA EM 'MAU ESTADO'

O que acabo de ler nos jornais? ERICEIRA AMEAÇADA COM PENHORA?

Parece coisa do outro mundo, que não no nosso, com o meio ambiente ameaçado como está pela nossa maneira egoísta de viver, com as comodidades do mundo moderno, quem tentar sair desse cordão e tentar ser diferente sujeita-se com as consequencias. O presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, começou a produzir biocombustíveis a partir da recolha de óleos usados em restaurantes e com o produto abasteceu sua frota, a dos corpos de bombeiros bem como as das instituições de solidariedade. E nós, enquanto contribuintes, muitas vezes impotentes para tomar atitudes mais ecologistas, encaramos uma acção como esta? Acho que todos louvamos o gesto e pensamos: afinal há quem tenha engenho e arte para poupar aos cofres públicos e contribuir para não emitir gases poluentes para a atmosfera, afinal este é um exemplo a seguir. Mas não, enganam-se! O que aconteceu? Uma coima do estado por não ter utilizado os combustíveis derivados do petróleo disponíveis nas bombas de distribuição, e com isso ter lesado o estado nos impostos que entretanto deixou de pagar sobre o produto. Além do mais não tinha a licença (dá licença para não poluir?) para produzir o biocombustível. Parece que as licenças permitidas estavam 'esgotadas'. O que é isso? Licenças 'ESGOTADAS?'. Por favor, meus senhores! Só retóricas? Vocês ainda acreditam quando algum membro do governo aparece no écran a falar, em alguma coisa do que dizem? O autarca Joaquim Casado produziu (e deixou de poluir o ambiente) durante um ano, e tem uma coima de 6 mil euros e já recebeu uma carta de penhora de bens se não pagar. O MetaDaSaúde solidário com o presidente lança aqui um PROTESTO com essa acção do Estado que devia seguir esse exemplo. O autarca também já disse que a junta de freguesia só tem o cemitério para dar de penhora. VAMOS PROTESTAR PORQUE É A SAÚDE DO PLANETA QUE ESTÁ EM CAUSA!

domingo, 18 de maio de 2008

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pedido de ajuda Tavira

A TODOS OS MÉDICOS

POR FAVOR A FILIPA PRECISA DE AJUDA

Não existe negligência médica, nem sequer descuido.

(Vamos utilizar o nosso blogue que é visto em vários países)


O objectivo desta mensagem é solicitar a sua difusão para todos de modo a que chegue a médicos especialistas, que chegue a universidades, hospitais e clínicas. Não o deixem espalhar esta mensagem, enviando-a por e-mail. Estão a ajudar a Filipa de Jesus que se encontra gravemente doente. Os médicos que a tratam têm feito de tudo para descobrir a doença da Filipa. Não existe negligência médica nem sequer descuido. Apenas queremos que este mail seja visto por outros médicos, pondo a hipótese de já terem tido casos clínicos semelhantes ou que opinem com os médicos de Portimão na possibilidade de poderem ajudar a jovem Filipa. Por favor reencaminhem, vamos todos fazer uma corrente para salvar a Filipa. É o desespero é constante e tentamos esgotar todas as saídas.

A Filipa é de Tavira e tem 23 anos. À cerca de 2 meses começou com uma gripe, seguida de fortes dores de cabeça e vómitos. Foi perdendo peso chegando ao ponto de ter alucinações, chegou a dizer que encontrava bichos na comida. Apresentava comportamentos de depressão, perdeu peso galopantemente , sentia-se fraca, sem apetite, não dormia e começou a ter falhas de memória.
Ganhou muitos gestos (tiques) com a boca e com as mãos. Nesta altura ainda falava e andava, mas sempre com postura de assustada e o pouco que comia vomitava. Parecia que algo a assustava. Num curto espaço de 4 dias deixou de falar, de comer, mesmo com medicamentos deixou de dormir, apresentava pânico, não reagia, inclusivamente as necessidades fisiológicas fazia-as sem sentir. Nesta altura os membros superiores foram ficando completamente rígidos. Deu entrada no Hospital de Portimão, ala de psiquiatria, com o diagnóstico médico de depressão. Esteve lá 3 semanas. Piorou ainda mais. Teve 2 ataques cardíacos e apanhou uma broncopneumonia. A informação da equipa médica é que todos os exames que têm feito os diagnósticos são negativos.
Actualmente a jovem Filipa está num estado vegetal, está a ser alimentada por uma sonda e respira por um ventilador. O seu estado tem piorado, dia após dia. Não fala e não se sabe se ouve. Os médicos não conseguem descobrir a doença.
Agradecemos a todos que divulguem esta mensagem por e-mail e caso tenham alguma informação ou conheçam casos semelhantes que informem através do seguinte mail:

mfmdfm@sapo.pt


Por favor Exmos. Senhores Médicos ajudem a Filipa

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Médicos Espanhóis Bom desempenho em PORTUGAL

Médicos Espanhóis (Barreiro): venham mais...!!!!

"Já entenderam bem, porque é que existem listas de espera?

Em 6 dias um médico espanhol operou tanto como 5 !!! médicos num ano e por metade do preço cobrado na privada.
Em seis dias, um oftalmologista espanhol realizou 234 cirurgias a doentes com cataratas no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, num processo que está a 'indignar' a Ordem dos Médicos. Os preços praticados são altamente concorrenciais, tendo sido esta a solução encontrada pelo hospital para combater a lista de espera. O paciente mais antigo já aguardava desde Janeiro de 2007, tendo ultrapassado o prazo limite de espera de uma cirurgia. No ano passado chegaram a existir 616 novas propostas cirúrgicas em espera naquela unidade de saúde. Os sete especialistas do serviço realizaram apenas 359 operações em 2007 (cerca de 50 por médico num ano). No final do ano passado, a lista de espera era de 384, e foi entretanto reduzida a 50 com a intervenção do médico espanhol.

A passagem pelo Barreiro durante o mês de Março - onde garante regressar nos próximos dois anos, embora o hospital não confirme - foi a segunda experiência em Portugal do oftalmologista José Antonio Lillo Bravo, detentor de duas clínicas na Extremadura espanhola - em Dom Benito (Badajoz) e Mérida. Entre 2000 e 2003 já havia realizado 1500 operações no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, indiferente às 'críticas' de que diz ter sido alvo dos colegas portugueses. 'Eu percebo a preocupação deles e sei porque há listas de espera tão grandes em Portugal. É que por cada operação no privado cobram cerca de dois mil euros', diz ao DN o oftalmologista espanhol, inscrito na Ordem dos Médicos portuguesa, que cobrou 900 euros por cada operação realizada no Barreiro.

As 234 cirurgias realizadas no Barreiro, por um total de 210 mil euros, foi o limite possível sem haver necessidade de abrir concurso público internacional, sendo que o médico fez deslocar a sua equipa e ainda o microscópio e o facoemulsificador. O hospital disponibilizou somente um enfermeiro para prestar apoio."

Recebemos para publicação esta informação que vamos confirmar